sexta-feira, abril 02, 2010

Linha 3 terá via elevada de Niterói a SG

Texto: José Messias Xavier

Os custos dos lotes 1 (Rio-Niterói) e 2 (Niterói-São Gonçalo) da Linha 3 do metrô totalizarão R$ 2,99 bilhões, sendo R$ 1,905 bilhão financiado pelos cofres públicos e o restante em investimento privado e as obras causarão um impacto grande na estrutura urbana do Centro da cidade. O trecho que ligará Niterói e São Gonçalo é elevado, saindo do terminal rodoviário João Goulart, seguindo pelas avenidas Visconde do Rio Branco e Feliciano Sodré, cruzando, através de um viaduto, a Ponte Rio-Niterói e chegando a Guaxindiba. Serão 18,8 km de vias suspensas no Lote 2, de um total de 23 km, com 12 estações de passageiros elevadas e duas de superfície.As informações constam em um documento da Secretaria Estadual de Transportes, que mostra, com gráficos e imagens, todo o projeto. A projeção é que o Lote 1 fique pronto em 4,5 anos, enquanto o 2 levará 3,5 anos para ser concluído. Com a finalização das obras e o transporte em pleno funcionamento, o governo espera um retorno em impostos de R$ 863 milhões por ano.De acordo com o documento, as obras do Lote 1 serão realizadas pelo Consórcio Construtor Metrô Rio, formado pelas empresas Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, CBPO Engenharia e OAS Ltda. O Lote 2 será de responsabilidade do Consórcio Construtor Fluminense, constituído pelas construtoras Queiroz Galvão e pela Carioca Engenharia Ltda.As obras do Lote 1 ampliarão a estação Carioca, no Centro do Rio de Janeiro. Seguindo pela Praça XV, os dois túneis, que serão escavados por equipamentos Mixshields e terão extensão de 5,5 km e 7 metros de diâmetro externo, cruzarão a Baía de Guanabara, chegando ao campus da UFF no Valonguinho (onde começa o Lote 2), sendo estendidos, já em via elevada, até o terminal João Goulart.Em frente ao terminal João Goulart, será construída a estação elevada Araribóia. Com 23 km de extensão, a via suspensa seguirá pelas estações elevadas Jansen de Melo, Barreto, Neves, Vila Laje, Paraíso, Parada 40, Zé Garoto, Mauá, Antonina, Trindade e Alcântara. Haverá ainda duas estações de superfície no Jardim Catarina e Guaxindiba. Pátios de manobras serão construídos no Barreto e em Guaxindiba.Para o primeiro ano após a implantação da Linha 3, a previsão é que sejam transportados 380 mil passageiros por dia, desafogando o trânsito nas principais vias de Niterói e na Ponte-Rio Niterói. Haverá ainda uma significativa redução no tempo de viagem entre os trechos. De Guaxindiba ao terminal João Goulart, por exemplo, leva-se atualmente 1h25m. Com o metrô, passará para 20 minutos. Do terminal à estação Carioca no Centro do Rio, hoje leva-se 20 minutos. Com a Linha 3, passará para 5 minutos. De Guaxindiba à estação Carioca, o tempo é de 1h45m. O metrô reduzirá o período para 25 minutos.A construção da Linha 3 já é um consenso no Congresso Nacional, de acordo com o deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ). “Essas obras já estão previstas para aprovação no Congresso dentro do Orçamento da União para 2009”, afirma ele.

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