Novamente
venho me colocar dentro da realidade, nesta disputa entre a
tecnologia de primeiro mundo e a necessidade de um emprego, para que
um chefe de família consiga dar um mínimo de dignidade à sua
família. Não sou contra a tecnologia, mas sabemos que ela elimina
mão de obra, mas a mão de obra que querem eliminar, é fundamental
para o exercício da profissão, por isso me afeta diretamente no meu
dia a dia no trabalho, pois o dia que falta um cobrador tenho de me
virar em fazer toda sua função. Engana-se quem pensa que os deveres
dos cobradores durante a viagem, é somente cobrar passagem, é muito
mais que isso, o profissional tem o contato direto com o usuário, e
mais, quero ressaltar que existe um manual do cobrador pra quem não
sabe, existe mais de dez tarefas na garagem, outras tarefas no ponto
final e um monte de tarefas na rendição, ou seja, só deveres
internos são mais de 20(vinte)
Vou
citar algumas durante a viagem:
1-
Procurar facilitar ao máximo o troco para os passageiros.
2-
Ser educado e atencioso para com os passageiros, dando-lhes as
informações necessárias.
3-
Auxiliar o motorista no letreiro, número de linha e placas de
itinerário.
4-
Auxiliar o motorista no embarque e desembarque de passageiros,
dando-lhes os sinais devidos, principalmente se o coletivo estiver
com o salão lotado.
5-
Colocar o dinheiro no cofre, deixando no caixa apenas o valor
autorizado pela empresa. 6- Manter-se atento evitando que passageiros
danifiquem poltronas e o interior do veiculo. 7- Auxiliar o motorista
em caso de manobra.
8-
Auxiliar os deficientes físicos, gestantes e crianças.
Obs:
Até aqui imagine sair do volante deixando o caixa para fazer estas
funções
Além
desses 08(oito) deveres, constam ainda mais 10 deveres que eu não
citei mas que também fazem partes do manual, elaborado pelas
empresas. Além de tudo isto, todos estes trabalhos desenvolvidos
pelo cobrador que realmente dão mais segurança, tranquilidade e bem
estar aos usuários do nosso transporte coletivo, e que como todo
tipo de cliente, deve ser tratado pela empresa com o maior respeito e
carinho possível, pois é sem dúvida o usuário, que usa
diariamente o transporte oferecido pela nossa concessionária,
pagando por este serviço, e é com o resultado deste pagamento que a
empresa consegue se manter e crescer.
Ora,
nada mais justo do que tratá-lo com carinho e respeito e, eu não
consigo ver em nenhuma máquina um substituto a altura de desempenhar
o trabalho que um cobrador oferece aos nossos usuários, sem
distinção, sejam eles jovens, idosos, normais ou portadores de
deficiência. É lógico que existem cobradores ruins, pois em todos
os setores de trabalho do nosso país e do mundo há os bons e os
maus trabalhadores, cabe aos usuários e aos fiscais da empresa
denuncia- los e, estes serem punidos de acordo com a sua má conduta.
Não
se pode, em hipótese alguma, prejudicar os bons cobradores por um
erro de uma minoria e pela incapacidade de fiscalização da própria
empresa. Existem diversas profissões, garçom, balconista,
recepcionista, frentista, cobrador etc... todos estes profissionais
têm a grata e a ingrata tarefa de atender aos bons e maus clientes,
fregueses ou usuários dos seus serviços, e, é desses profissionais
que depende o sucesso e a lucratividade das empresas a quem eles
prestam o seu serviço; todos os outros funcionários dessas
empresas, que também desempenham, cada um a sua função dentro do
cronograma de trabalho, mas não tem o contato direto com o freguês,
cliente, usuário e etc. Dependem e devem o seu emprego a qualidade
de serviço desses profissionais que diariamente atendem com atenção,
respeito e cortesia a todos nós em geral que somos consumidores
exigentes e gostamos de ser bem tratados.
Se
a Empresa Concessionária de Transporte Coletivo do nosso município
quiser permanecer com o sistema de catraca eletrônica em seus
coletivos, tudo bem, só não podemos deixar, que seja da forma que
vem sendo.
Como
cidadão que pago os impostos em dia, e como toda a população de
Niterói, exijo da função de vocês políticos uma boa qualidade de
serviço os usuários do nosso transporte coletivo, devemos respeitar
a Constituição quanto as normas de medicina do trabalho, os riscos
constantes ao nosso trânsito, quando temos um motorista
sobrecarregado pelo acúmulo de funções a eles atribuídas com a
ausência do seu auxiliar, como é citado inclusive no manual do
cobrador. Pois vocês permitiram essa funcionalidade das instalações
das catracas eletrônicas, e deveriam ter analisado com mais
contundência assegurar o emprego de uma categoria de trabalhadores
e, com isso, minimizar o principal problema que se acentuou ainda
mais nos dias de hoje, que é o desemprego e suas inúmeras
consequências, como o aumento na criminalidade, desajustes
familiares e por conta destes desajustes, a consequente delinquência
juvenil.
Por
conta de tudo isso espero que este projeto não seja uma conquista
só para a categoria, mas para os usuários também, pois sua vida
esta em nossas mãos.
Espero
que possa ser aprovada pela maioria dos vereadores. Pois existe um
Projeto de Lei de autoria do nobre e amigo vereador Gallo e o atual
candidato a prefeito Felipe Peixoto, que trata e fala do projeto, mas
só não sei porque não foi votado. Aproveitando este período
eleitoral pode ser o momento, mas afirmo depois dessa mudança,
afirmo que tivemos a experiência de trabalhar sem a presença do
cobrador, foi o suficiente, para constatarmos os inúmeros problemas
que ocorreram e continuam ocorrendo, como por exemplo:
Aumento
de tempo para a subida de passageiros pois a catraca foi tirada do
meio do veículo e passada para a frente, para que o motorista
pudesse fazer a cobrança das tarifas em ônibus de 45 passageiros
sentados, que absurdo isso!!!
-
Inúmeras brigas entre usuários e motoristas por falta de troco e
falta de informações;
-
Aumento excessivo de acidentes envolvendo nossos coletivos;
-
Comportamento agressivo dos motoristas devido ao aumento de funções,
que jamais poderiam lhe ser atribuídas;
-
Aumento de depredação dos veículos por usuários vândalos, que
sem a presença do cobrador se sentem a vontade para praticar esses
tipos de depredação.
Para
finalizar, uma pergunta ás Vossas Excelências? Vocês acham que
existe alguma possibilidade de dar aos usuários do transporte
coletivo um serviço de qualidade sem a presença do cobrador ?
Vossas
Excelências acreditam que é possível, mesmo que ignore a
Constituição Federal (o que não pode ser ignorada em hipótese
alguma), de o motorista fazer o trabalho do seu auxiliar, sem perdas
na qualidade das suas reais funções que por si só lhe exigem uma
atenção integral ?
Vossas
Excelências acreditam que pode ter segurança no trânsito, com
motoristas estressados e sobrecarregados em suas funções ?
Eu
tenho a certeza que sem a presença do cobrador, que devido aos
estudos que venho fazendo para defender a categoria, considero um
profissional indispensável e não vejo nem para o momento atual nem
como para o futuro alguma máquina que o substitua sem danos para a
qualidade do serviço que por ele é prestado, e, que prejudicará o
usuário, o motorista e a própria empresa, dando brechas, com a má
qualidade do serviço, de se criarem outras alternativas, o que não
será possível, devido a segurança do contrato entre o Poder
Executivo e a Concessionária que presta este serviço que
praticamente será o de um monopólio por mais 20(vinte)anos de
contrato e, como o serviço de lotação feito pelas peruas, também
não é aprovado em nosso município devido as cláusulas de
contrato, quem vai continuar sofrendo? Será, mais uma vez, a classe
trabalhadora que é obrigada, sem outra opção, de usar mediante
pagamento tarifário um serviço sempre de menor qualidade. É isso
pessoal, não é fácil essa discussão, mas espero poder ter
esclarecido algumas das situações que estamos passando, e gostaria
muito da sua contribuição votando contra o serviço de dupla função
em nossa cidade. Dê seu voto compartilhando e curtindo essa matéria,
assim logo iremos para rua mostrar nossa insatisfação, um grande
abraço inté....
Fica
proibida no Município a circulação de ônibus acima de 25(vinte
cinco) passageiros com apenas um funcionário, sem a presença do
cobrador auxiliar.
Novamente
venho me colocar dentro da realidade, nesta disputa entre a
tecnologia de primeiro mundo e a necessidade de um emprego, para que
um chefe de família consiga dar um mínimo de dignidade à sua
família. Não sou contra a tecnologia, mas sabemos que ela elimina
mão de obra, mas a mão de obra que querem eliminar, é fundamental
para o exercício da profissão, por isso me afeta diretamente no meu
dia a dia no trabalho, pois o dia que falta um cobrador tenho de me
virar em fazer toda sua função. Engana-se quem pensa que os deveres
dos cobradores durante a viagem, é somente cobrar passagem, é muito
mais que isso, o profissional tem o contato direto com o usuário. E
mais, quero ressaltar que existe um manual do cobrador pra quem não
sabe, só na têm 10(dez) tarefas na garagem, 06(seis) tarefas no
ponto final e 12(doze) tarefas na rendição, ou seja, só deveres
internos são 28(vinte e oito).Durante
a viagem:
1-
Procurar facilitar ao máximo o troco para os passageiros.
2-
Ser educado e atencioso para com os passageiros, dando-lhes as
informações necessárias. 3- Auxiliar o motorista no letreiro,
número de linha e placas de itinerário.
4-
Auxiliar o motorista no embarque e desembarque de passageiros,
dando-lhes os sinais devidos, principalmente se o coletivo estiver
com o salão lotado.
5-
Colocar o dinheiro no cofre, deixando no caixa apenas o valor
autorizado pela empresa. 6- Manter-se atento evitando que passageiros
danifiquem poltronas e o interior do veiculo. 7- Auxiliar o motorista
em caso de manobra.
8-
Auxiliar os deficientes físicos, gestantes e crianças.
Obs:
Até aqui imagine sair do volante deixando o caixa para fazer estas
funções
Além
desses 08(oito) deveres, constam ainda mais 12(doze) deveres que eu
não citei mas que também fazem partes do manual, elaborado pela
empresa. Além de tudo isto, todos estes trabalhos desenvolvidos pelo
cobrador que realmente dão mais segurança, tranquilidade e bem
estar aos usuários do nosso transporte coletivo, e que como todo
tipo de cliente, deve ser tratado pela empresa com o maior respeito e
carinho possível, pois é sem dúvida o usuário, que usa
diariamente o transporte oferecido pela nossa concessionária,
pagando por este serviço, e é com o resultado deste pagamento que a
empresa consegue se manter e crescer.
Ora,
nada mais justo do que tratá-lo com carinho e respeito e, eu não
consigo ver em nenhuma máquina um substituto a altura de desempenhar
o trabalho que um cobrador oferece aos nossos usuários, sem
distinção, sejam eles jovens, idosos, normais ou portadores de
deficiência. É lógico que existem cobradores ruins, pois em todos
os setores de trabalho do nosso país e do mundo há os bons e os
maus trabalhadores, cabe aos usuários e aos fiscais da empresa
denuncia- los e, estes serem punidos de acordo com a sua má conduta.
Não
se pode, em hipótese alguma, prejudicar os bons cobradores por um
erro de uma minoria e pela incapacidade de fiscalização da própria
empresa. Existem diversas profissões, garçom, balconista,
recepcionista, frentista, cobrador etc... todos estes profissionais
têm a grata e a ingrata tarefa de atender aos bons e maus clientes,
fregueses ou usuários dos seus serviços, e, é desses profissionais
que depende o sucesso e a lucratividade das empresas a quem eles
prestam o seu serviço; todos os outros funcionários dessas
empresas, que também desempenham, cada um a sua função dentro do
cronograma de trabalho, mas não tem o contato direto com o freguês,
cliente, usuário e etc. dependem e devem o seu emprego a qualidade
de serviço desses profissionais que diariamente atendem com atenção,
respeito e cortesia a todos nós em geral que somos consumidores
exigentes e gostamos de ser bem tratados.
Se
a Empresa Concessionária de Transporte Coletivo do nosso município
quiser permanecer com o sistema de catraca eletrônica em seus
coletivos, tudo bem, só não podemos deixar, que seja da forma que
esta.
Sugiro
que se houver carro que precise dar troco, somente cartão, poderia
se discutida essa possibilidade.
Como
cidadão que pago os impostos em dia, e toda a população de
Niterói, exijo da função de vocês uma boa qualidade de serviço
os usuários do nosso transporte coletivo, devemos respeitar a
Constituição quanto as normas de medicina do trabalho, os riscos
constantes ao nosso trânsito, quando temos um motorista
sobrecarregado pelo acumulo de funções a eles atribuídas com a
ausência do seu auxiliar, como é citado inclusive no manual do
cobrador. Pois vocês permitiram essa funcionalidade das instalação
das catracas eletrônicas, e deveriam ter analisado com mais
contundência assegurar o emprego de uma categoria de trabalhadores
e, com isso, minimizar o principal problema que se acentuou ainda
mais nos dias de hoje, que é o desemprego e suas inúmeras
consequências, como o aumento na criminalidade, desajustes
familiares e por conta destes desajustes, a consequente delinquência
juvenil.
Por
conta de tudo isso espero que seja aprovada esta lei, pela maioria
dos vereadores o Projeto de Lei que não chegou a ser sancionado,
devido sei lá o porque. Este período eleitoral pode ser o momento,
mas afirmo depois dessa mudança de, meses onde tivemos a experiência
de trabalhar sem a presença do cobrador, foi o suficiente, para
constatarmos os inúmeros problemas que ocorreram e continuam
ocorrendo, como por exemplo:
Aumento
de tempo para a subida de passageiros pois a catraca foi tirada do
meio do veículo e passada para a frente do mesmo para que o
motorista pudesse fazer a cobrança das tarifas;
-
Inúmeras brigas entre usuários e motoristas por falta de troco e
falta de informações;
-
Aumento excessivo de acidentes envolvendo nossos coletivos;
-
Comportamento agressivo dos motoristas devido ao aumento de funções,
que jamais poderiam lhe ser atribuídas;
-
Aumento de depredação dos veículos por usuários vândalos, que
sem a presença do cobrador se sentem a vontade para praticar esses
tipos de depredação.
Para
finalizar, uma pergunta á Vossas Excelências? Vocês acham que
existe alguma possibilidade de dar aos usuários do transporte
coletivo um serviço de qualidade sem a presença do cobrador ?
Vossas
Excelências acreditam que é possível, mesmo que ignore
a
Constituição Federal (o que não pode ser ignorada em hipótese
alguma), de o motorista fazer o trabalho do seu auxiliar, sem perdas
na qualidade das suas reais funções que por si só lhe exigem uma
atenção integral ?