terça-feira, julho 24, 2012

MEU PROJETO DE LEI

PROJETO DE LEI

Fica proibida no Município de Niterói a circulação de ônibus acima de 25(vinte cinco) passageiros com apenas um funcionário, sem a presença do cobrador auxiliar.
Novamente venho me colocar dentro da realidade, nesta disputa entre a tecnologia de primeiro mundo e a necessidade de um emprego, para que um chefe de família consiga dar um mínimo de dignidade à sua família. Não sou contra a tecnologia, mas sabemos que ela elimina mão de obra, mas a mão de obra que querem eliminar, é fundamental para o exercício da profissão, por isso me afeta diretamente no meu dia a dia no trabalho, pois o dia que falta um cobrador tenho de me virar em fazer toda sua função. Engana-se quem pensa que os deveres dos cobradores durante a viagem, é somente cobrar passagem, é muito mais que isso, o profissional tem o contato direto com o usuário, e mais, quero ressaltar que existe um manual do cobrador pra quem não sabe, existe mais de dez tarefas na garagem, outras tarefas no ponto final e um monte de tarefas na rendição, ou seja, só deveres internos são mais de 20(vinte)
Vou citar algumas durante a viagem:
1- Procurar facilitar ao máximo o troco para os passageiros.
2- Ser educado e atencioso para com os passageiros, dando-lhes as informações necessárias.
3- Auxiliar o motorista no letreiro, número de linha e placas de itinerário.
4- Auxiliar o motorista no embarque e desembarque de passageiros, dando-lhes os sinais devidos, principalmente se o coletivo estiver com o salão lotado.
5- Colocar o dinheiro no cofre, deixando no caixa apenas o valor autorizado pela empresa. 6- Manter-se atento evitando que passageiros danifiquem poltronas e o interior do veiculo. 7- Auxiliar o motorista em caso de manobra.
8- Auxiliar os deficientes físicos, gestantes e crianças.
Obs: Até aqui imagine sair do volante deixando o caixa para fazer estas funções
Além desses 08(oito) deveres, constam ainda mais 10 deveres que eu não citei mas que também fazem partes do manual, elaborado pelas empresas. Além de tudo isto, todos estes trabalhos desenvolvidos pelo cobrador que realmente dão mais segurança, tranquilidade e bem estar aos usuários do nosso transporte coletivo, e que como todo tipo de cliente, deve ser tratado pela empresa com o maior respeito e carinho possível, pois é sem dúvida o usuário, que usa diariamente o transporte oferecido pela nossa concessionária, pagando por este serviço, e é com o resultado deste pagamento que a empresa consegue se manter e crescer.
Ora, nada mais justo do que tratá-lo com carinho e respeito e, eu não consigo ver em nenhuma máquina um substituto a altura de desempenhar o trabalho que um cobrador oferece aos nossos usuários, sem distinção, sejam eles jovens, idosos, normais ou portadores de deficiência. É lógico que existem cobradores ruins, pois em todos os setores de trabalho do nosso país e do mundo há os bons e os maus trabalhadores, cabe aos usuários e aos fiscais da empresa denuncia- los e, estes serem punidos de acordo com a sua má conduta.
Não se pode, em hipótese alguma, prejudicar os bons cobradores por um erro de uma minoria e pela incapacidade de fiscalização da própria empresa. Existem diversas profissões, garçom, balconista, recepcionista, frentista, cobrador etc... todos estes profissionais têm a grata e a ingrata tarefa de atender aos bons e maus clientes, fregueses ou usuários dos seus serviços, e, é desses profissionais que depende o sucesso e a lucratividade das empresas a quem eles prestam o seu serviço; todos os outros funcionários dessas empresas, que também desempenham, cada um a sua função dentro do cronograma de trabalho, mas não tem o contato direto com o freguês, cliente, usuário e etc. Dependem e devem o seu emprego a qualidade de serviço desses profissionais que diariamente atendem com atenção, respeito e cortesia a todos nós em geral que somos consumidores exigentes e gostamos de ser bem tratados.
Se a Empresa Concessionária de Transporte Coletivo do nosso município quiser permanecer com o sistema de catraca eletrônica em seus coletivos, tudo bem, só não podemos deixar, que seja da forma que vem sendo.
Como cidadão que pago os impostos em dia, e como toda a população de Niterói, exijo da função de vocês políticos uma boa qualidade de serviço os usuários do nosso transporte coletivo, devemos respeitar a Constituição quanto as normas de medicina do trabalho, os riscos constantes ao nosso trânsito, quando temos um motorista sobrecarregado pelo acúmulo de funções a eles atribuídas com a ausência do seu auxiliar, como é citado inclusive no manual do cobrador. Pois vocês permitiram essa funcionalidade das instalações das catracas eletrônicas, e deveriam ter analisado com mais contundência assegurar o emprego de uma categoria de trabalhadores e, com isso, minimizar o principal problema que se acentuou ainda mais nos dias de hoje, que é o desemprego e suas inúmeras consequências, como o aumento na criminalidade, desajustes familiares e por conta destes desajustes, a consequente delinquência juvenil.
Por conta de tudo isso espero que este projeto não seja uma conquista só para a categoria, mas para os usuários também, pois sua vida esta em nossas mãos.
Espero que possa ser aprovada pela maioria dos vereadores. Pois existe um Projeto de Lei de autoria do nobre e amigo vereador Gallo e o atual candidato a prefeito Felipe Peixoto, que trata e fala do projeto, mas só não sei porque não foi votado. Aproveitando este período eleitoral pode ser o momento, mas afirmo depois dessa mudança, afirmo que tivemos a experiência de trabalhar sem a presença do cobrador, foi o suficiente, para constatarmos os inúmeros problemas que ocorreram e continuam ocorrendo, como por exemplo:
Aumento de tempo para a subida de passageiros pois a catraca foi tirada do meio do veículo e passada para a frente, para que o motorista pudesse fazer a cobrança das tarifas em ônibus de 45 passageiros sentados, que absurdo isso!!!
- Inúmeras brigas entre usuários e motoristas por falta de troco e falta de informações;
- Aumento excessivo de acidentes envolvendo nossos coletivos;
- Comportamento agressivo dos motoristas devido ao aumento de funções, que jamais poderiam lhe ser atribuídas;
- Aumento de depredação dos veículos por usuários vândalos, que sem a presença do cobrador se sentem a vontade para praticar esses tipos de depredação.
Para finalizar, uma pergunta ás Vossas Excelências? Vocês acham que existe alguma possibilidade de dar aos usuários do transporte coletivo um serviço de qualidade sem a presença do cobrador ?
Vossas Excelências acreditam que é possível, mesmo que ignore a Constituição Federal (o que não pode ser ignorada em hipótese alguma), de o motorista fazer o trabalho do seu auxiliar, sem perdas na qualidade das suas reais funções que por si só lhe exigem uma atenção integral ?
Vossas Excelências acreditam que pode ter segurança no trânsito, com motoristas estressados e sobrecarregados em suas funções ?
Eu tenho a certeza que sem a presença do cobrador, que devido aos estudos que venho fazendo para defender a categoria, considero um profissional indispensável e não vejo nem para o momento atual nem como para o futuro alguma máquina que o substitua sem danos para a qualidade do serviço que por ele é prestado, e, que prejudicará o usuário, o motorista e a própria empresa, dando brechas, com a má qualidade do serviço, de se criarem outras alternativas, o que não será possível, devido a segurança do contrato entre o Poder Executivo e a Concessionária que presta este serviço que praticamente será o de um monopólio por mais 20(vinte)anos de contrato e, como o serviço de lotação feito pelas peruas, também não é aprovado em nosso município devido as cláusulas de contrato, quem vai continuar sofrendo? Será, mais uma vez, a classe trabalhadora que é obrigada, sem outra opção, de usar mediante pagamento tarifário um serviço sempre de menor qualidade. É isso pessoal, não é fácil essa discussão, mas espero poder ter esclarecido algumas das situações que estamos passando, e gostaria muito da sua contribuição votando contra o serviço de dupla função em nossa cidade. Dê seu voto compartilhando e curtindo essa matéria, assim logo iremos para rua mostrar nossa insatisfação, um grande abraço inté....
Fica proibida no Município a circulação de ônibus acima de 25(vinte cinco) passageiros com apenas um funcionário, sem a presença do cobrador auxiliar.
Novamente venho me colocar dentro da realidade, nesta disputa entre a tecnologia de primeiro mundo e a necessidade de um emprego, para que um chefe de família consiga dar um mínimo de dignidade à sua família. Não sou contra a tecnologia, mas sabemos que ela elimina mão de obra, mas a mão de obra que querem eliminar, é fundamental para o exercício da profissão, por isso me afeta diretamente no meu dia a dia no trabalho, pois o dia que falta um cobrador tenho de me virar em fazer toda sua função. Engana-se quem pensa que os deveres dos cobradores durante a viagem, é somente cobrar passagem, é muito mais que isso, o profissional tem o contato direto com o usuário. E mais, quero ressaltar que existe um manual do cobrador pra quem não sabe, só na têm 10(dez) tarefas na garagem, 06(seis) tarefas no ponto final e 12(doze) tarefas na rendição, ou seja, só deveres internos são 28(vinte e oito).Durante a viagem:
1- Procurar facilitar ao máximo o troco para os passageiros.
2- Ser educado e atencioso para com os passageiros, dando-lhes as informações necessárias. 3- Auxiliar o motorista no letreiro, número de linha e placas de itinerário.
4- Auxiliar o motorista no embarque e desembarque de passageiros, dando-lhes os sinais devidos, principalmente se o coletivo estiver com o salão lotado.
5- Colocar o dinheiro no cofre, deixando no caixa apenas o valor autorizado pela empresa. 6- Manter-se atento evitando que passageiros danifiquem poltronas e o interior do veiculo. 7- Auxiliar o motorista em caso de manobra.
8- Auxiliar os deficientes físicos, gestantes e crianças.
Obs: Até aqui imagine sair do volante deixando o caixa para fazer estas funções
Além desses 08(oito) deveres, constam ainda mais 12(doze) deveres que eu não citei mas que também fazem partes do manual, elaborado pela empresa. Além de tudo isto, todos estes trabalhos desenvolvidos pelo cobrador que realmente dão mais segurança, tranquilidade e bem estar aos usuários do nosso transporte coletivo, e que como todo tipo de cliente, deve ser tratado pela empresa com o maior respeito e carinho possível, pois é sem dúvida o usuário, que usa diariamente o transporte oferecido pela nossa concessionária, pagando por este serviço, e é com o resultado deste pagamento que a empresa consegue se manter e crescer.
Ora, nada mais justo do que tratá-lo com carinho e respeito e, eu não consigo ver em nenhuma máquina um substituto a altura de desempenhar o trabalho que um cobrador oferece aos nossos usuários, sem distinção, sejam eles jovens, idosos, normais ou portadores de deficiência. É lógico que existem cobradores ruins, pois em todos os setores de trabalho do nosso país e do mundo há os bons e os maus trabalhadores, cabe aos usuários e aos fiscais da empresa denuncia- los e, estes serem punidos de acordo com a sua má conduta.
Não se pode, em hipótese alguma, prejudicar os bons cobradores por um erro de uma minoria e pela incapacidade de fiscalização da própria empresa. Existem diversas profissões, garçom, balconista, recepcionista, frentista, cobrador etc... todos estes profissionais têm a grata e a ingrata tarefa de atender aos bons e maus clientes, fregueses ou usuários dos seus serviços, e, é desses profissionais que depende o sucesso e a lucratividade das empresas a quem eles prestam o seu serviço; todos os outros funcionários dessas empresas, que também desempenham, cada um a sua função dentro do cronograma de trabalho, mas não tem o contato direto com o freguês, cliente, usuário e etc. dependem e devem o seu emprego a qualidade de serviço desses profissionais que diariamente atendem com atenção, respeito e cortesia a todos nós em geral que somos consumidores exigentes e gostamos de ser bem tratados.
Se a Empresa Concessionária de Transporte Coletivo do nosso município quiser permanecer com o sistema de catraca eletrônica em seus coletivos, tudo bem, só não podemos deixar, que seja da forma que esta.
Sugiro que se houver carro que precise dar troco, somente cartão, poderia se discutida essa possibilidade.
Como cidadão que pago os impostos em dia, e toda a população de Niterói, exijo da função de vocês uma boa qualidade de serviço os usuários do nosso transporte coletivo, devemos respeitar a Constituição quanto as normas de medicina do trabalho, os riscos constantes ao nosso trânsito, quando temos um motorista sobrecarregado pelo acumulo de funções a eles atribuídas com a ausência do seu auxiliar, como é citado inclusive no manual do cobrador. Pois vocês permitiram essa funcionalidade das instalação das catracas eletrônicas, e deveriam ter analisado com mais contundência assegurar o emprego de uma categoria de trabalhadores e, com isso, minimizar o principal problema que se acentuou ainda mais nos dias de hoje, que é o desemprego e suas inúmeras consequências, como o aumento na criminalidade, desajustes familiares e por conta destes desajustes, a consequente delinquência juvenil.
Por conta de tudo isso espero que seja aprovada esta lei, pela maioria dos vereadores o Projeto de Lei que não chegou a ser sancionado, devido sei lá o porque. Este período eleitoral pode ser o momento, mas afirmo depois dessa mudança de, meses onde tivemos a experiência de trabalhar sem a presença do cobrador, foi o suficiente, para constatarmos os inúmeros problemas que ocorreram e continuam ocorrendo, como por exemplo:
Aumento de tempo para a subida de passageiros pois a catraca foi tirada do meio do veículo e passada para a frente do mesmo para que o motorista pudesse fazer a cobrança das tarifas;
- Inúmeras brigas entre usuários e motoristas por falta de troco e falta de informações;
- Aumento excessivo de acidentes envolvendo nossos coletivos;
- Comportamento agressivo dos motoristas devido ao aumento de funções, que jamais poderiam lhe ser atribuídas;
- Aumento de depredação dos veículos por usuários vândalos, que sem a presença do cobrador se sentem a vontade para praticar esses tipos de depredação.
Para finalizar, uma pergunta á Vossas Excelências? Vocês acham que existe alguma possibilidade de dar aos usuários do transporte coletivo um serviço de qualidade sem a presença do cobrador ?
Vossas Excelências acreditam que é possível, mesmo que ignore
a Constituição Federal (o que não pode ser ignorada em hipótese alguma), de o motorista fazer o trabalho do seu auxiliar, sem perdas na qualidade das suas reais funções que por si só lhe exigem uma atenção integral ?
Vossas Excelências acreditam que pode ter segurança no trânsito, com motoristas estressados e sobrecarregados em suas funções ? Eu tenho a certeza que sem a presença do cobrador, que devido aos estudos que venho fazendo para defender a categoria, considero um profissional indispensável e não vejo nem para o momento atual nem como para o futuro alguma máquina que o substitua sem danos para a qualidade do serviço que por ele é prestado, e, que prejudicará o usuário, o motorista e a própria empresa, dando brechas, com a má qualidade do serviço, de se criarem outras alternativas, o que não será possível, devido a segurança do contrato entre o Poder Executivo e a Concessionária que presta este serviço que praticamente será o de um monopólio por mais 20(vinte)anos de contrato e, como o serviço de lotação feito pelas peruas, também não é aprovado em nosso município devido as cláusulas de contrato, quem vai continuar sofrendo? Será, mais uma vez, a classe trabalhadora que é obrigada, sem outra opção, de usar mediante pagamento tarifário um serviço sempre de menor qualidade. É isso pessoal, não é fácil essa discussão, mas espero poder ter esclarecido algumas das situações que estamos passando, e gostaria muito da sua contribuição votando contra o serviço de dupla função em nossa cidade. Dê seu voto compartilhando e curtindo essa matéria, assim logo iremos para rua mostrar nossa insatisfação, um grande abraço inté....