quarta-feira, maio 09, 2012

SENADORES TENTAM PREJUDICAR OS MOTORISTAS


Senadores deveriam ser banidos da política.

Senadores tentam dar o golpe na regulamentação da profissão de motorista.

E-mailImprimirPDF
Senadores patronais tentam descaracterizar projeto de regulamentação da profissão de motorista 
Senadores-anti-motoristas
Senadores contra os motoristas: Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Acir Gurgacz (PDT-RO)

Mal deu tempo de comemorarmos a aprovação do PL 99/2007 na última comissão da Câmara, já trombamos com um obstáculo dos grandes na chegada do projeto ao Senado. No dia 23 de dezembro dois parlamentares ligados ao setor patronal entraram com cinco emendas para tentar descaracterizar o nosso projeto, agora sob a numeração de PLC 319 no Senado, prejudicando milhares de trabalhadores em nome do enriquecimento de algumas empresas.

A emenda do Senador Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE) quer acabar com o adicional de penosidade de 30% previsto no projeto, que já havia sido negociado na Comissão do Trabalho na Câmara para que fosse paga em 10 anos (3% ao ano) para se tornar viável para as empresas.

As outras quatro emendas são de autoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que assumiu o mandato em 05 de novembro de 2009. Resumindo tudo, ele também quer acabar com o adicional de penosidade, com o artigo que impede o empregador de incumbir o motorista de atividades que não sejam a prevista em sua habilitação, coloca em xeque a aposentadoria aos 25 anos de idade e acabar com a previsão de que o seguro obrigatório seja custeado pelos empregadores.

“Vamos trabalhar junto com a CNTTT, Nova Central e demais Federações e sindicatos filiados para impedir que essas emendas sejam atendidas. Vamos fazer uma mobilização do tamanho que for necessária para que o nosso projeto seja aprovado como saiu da Câmara”, diz o presidente da Fetropar, Epitácio Antonio dos Santos.