OAB-Niterói implanta programa para primeiro o emprego na cidade.
Jovens entre 16 e 20 anos terão em breve mais uma forma de se prepararem para o mercado de trabalho no município. Parceria será assinada na próxima quarta-feira, dia 21.
Jovens entre 16 e 20 anos de Niterói terão mais uma forma de se prepararem para o primeiro emprego. A OAB Niterói vai implantar na cidade o projeto sócio-educativo do Programa Social da Estação Primeira de Mangueira, o Camp Mangueira, que prepara e encaminha adolescentes ao mercado de trabalho. Na próxima quarta-feira será assinada a parceria, às 18h, na sede da entidade, no Centro.
Segundo o presidente da OAB-Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, o convênio vem consolidar o compromisso da OAB de Niterói com o atendimento às comunidades carentes em busca da cidadania plena. Já para Marli de Souza, presidente do Camp Mangueira, a parceria vai trazer para Niterói a experiência de uma instituição de referência no cenário de qualificação profissional, contribuindo para o desenvolvimento local.
“Vários segmentos serão atendidos com essa implementação: as empresas, que exercitarão a prática da responsabilidade social, e os adolescentes, que terão uma preparação para seu desenvolvimento profissional”, lembrou Marli de Souza.
****************************************************************************
O FIM DAS SACOLAS PLÁSTICAS
Vamos colaborar galera, levando de casa bolsas, o meio ambiente agradece!!
Estabelecimentos comerciais têm até 2012 para trocar as bolsas de plástico por outras, feitas com materiais retornáveis. Em Niterói, fiscalização começa na próxima segunda-feira, leia toda a matéria clicando no link abaibo
Entrou em vigor, ontem, a lei estadual que proíbe o uso de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais. Os supermercados, padarias e lojas de conveniência têm até 2012 para trocar as bolsas de plástico por outras de materiais retornáveis. Por enquanto, a lei vale para as médias e grandes empresas, que podem pagar multa de até 20 mil se não cumprirem a regra. Os estabelecimentos serão fiscalizados e orientados pelas secretarias municipais de Meio Ambiente, aqueles que ainda não tiverem se adaptado à norma, terão prazo de 10 a 20 dias para a adequação. Em Niterói, segundo o secretário José Antônio Zaff, a fiscalização se iniciará na segunda-feira.
Inicialmente, os supermercados não tirarão totalmente os sacos plásticos de circulação. Mas os consumidores que aderirem às sacolas renováveis – ou ecobags, como são conhecidas – terão descontos e vantagens nas compras. Os clientes que optarem por não utilizar as bolsas plásticas terão descontados de suas compras R$ 0,03 a cada cinco itens adquiridos no estabelecimento. Além disso, outra medida que visa ao estímulo da substituição de sacolas é que o consumidor possa trocar sacos plásticos por comida. Nos estabelecimentos, 50 sacos agora valem um quilo de arroz ou feijão, ou produto de valor similar da cesta básica.
Em Niterói, o supermercado Prezunic, Rua Moreira César, Icaraí, vende sacolas retornáveis por R$ 0,99. Os clientes aprovaram a regra e já adotaram a prática, como a professora de ciências Vera Lúcia Backer, moradora do bairro, que considera a medida positiva. “O plástico não se decompõe facilmente na natureza, a lei é um exercício da cidadania para melhorarmos o meio ambiente”.
****************************************************************************
FORÇAS ARMADAS DEFENDE NOSSO TERRITÓRIO
Marinha, Exército e Força Aérea iniciam nesta segunda-feira até o dia 30, a Operação Conjunta “Atlântico II”, com objetivo de treinar as Forças Armadas para defesa dos interesses nacionais, sobretudo das reservas de petróleo e gás. O exercício conjunto será realizado no Sudeste – Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo - bem como no Nordeste, nas Ilhas de Fernando de Noronha e São Pedro e São Paulo. No Sudeste, os exercícios utilizarão submarinos, operações anfíbias e carros de combate para impedir sabotagens e retomar plataformas das mãos “inimigas”. A coordenação será conduzida pelo Ministério da Defesa e o Comando pelo Comandante de Operações Navais, com o efetivo de 10 mil militares, 22 navios, 18 aeronaves, 17 veículos e cerca de 400 militares na realização de ações sociais em vários municípios, com atendimento médico e odontológico, aulas de primeiros socorros e higiene. A Amazônia Azul, que abrange os 8.500 quilômetros da costa brasileira, tem importância estratégica para o país, alem de riquezas de recursos vivos, minerais, tráfego marítimo e pesquisas científicas.De acordo com o Contra-Almirante Médici, a Operação é basicamente para que as três Forças saibam como está a defesa do patrimônio marítimo da Nação. “Temos várias relatos desde a década de 60 de navios estrangeiros pescando ilegalmente em nosso território”, disse o militar, ressaltando que a pesca ilegal de Lagosta e Atum ocorre com mais frequência na região Nordeste. Dois cenários de ameaça foram elaborados. O primeiro relacionado aos recursos petrolíferos nas áreas das Bacias de Campos, Espírito Santo e Santos, além da infraestrutura de petróleo e gás do Sudeste. O segundo, relacionado à pesca, será desenvolvido junto aos arquipélagos de Fernando de Noronha e São Pedro e São Paulo, abrangendo amplitude geográfica e simultaneidade de ações, ligadas à defesa dos recursos brasileiros ao longo da costa, bem como da região Sudeste, extremamente importante economicamente para o país.Os exercíciosSerá uma operação de guerra moderna, cujo cenário envolve a defesa os interesses nacionais na Amazônia Azul e de parcela da Região Sudeste contra a possibilidade de cobiça estrangeira dos recursos petrolíferos e pesqueiros da Zona Econômica Exclusiva (ZEE), com ação de meios convencionais e assimétricos. A Marinha fará exercícios de defesa de ilhas oceânicas, controle de área marítima, operação anfíbia, operações especiais, defesa de portos e áreas sensíveis, contra medidas de minagem e minagem defensiva de portos, que são 40 em todo território nacional.O Exército fará a defesa de infraestruturas energéticas (Angra dos Reis e Macaé), defesa de Costa, defesa de indústrias de material de defesa, operações especiais, defesa externa de portos e terminais petrolíferos. A Força Aérea, por sua vez, se encarregará da patrulha marítima, missões de ataque, transporte aéreo logístico, coordenação e controle do espaço aéreo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário