sexta-feira, novembro 18, 2011

Via Orla o projeto

Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense vai ganhar área de 10,5 mil metros quadrados e outro espaço será destinado a construção de hotel para o curso de Hotelaria
Só espero que não acabe com o nosso lazer do Domingo.


O projeto da Via Orla, que vai criar um novo trajeto do Centro aos campos da Universidade Federal Fluminense (UFF), será submetido ao Conselho Universitário em breve. A informação foi dada ontem pelo reitor da universidade, Roberto Salles, em entrevista coletiva. Ele garante que tanto a cidade quanto a comunidade universitária irão se beneficiar com a obra. Salles deu mais detalhes sobre o projeto.De acordo com o reitor, a Prefeitura está propondo para a UFF uma área de 10,5 mil metros quadrados, do lado da faculdade de Educação Física, no campus do Gragoatá, para ser anexada à universidade. Ela também irá ceder mais uma área para ser construído um hotel para o curso de Hotelaria.
Via Orla, à beira-mar, não vai permitir caminhões. Foto de divulgação“A Prefeitura vai fazer também toda a urbanização da universidade e vai entregar todos os espaços do município que estão dentro da Universidade. No campus do Valonguinho, há várias ruas que pertencem ao município, além de uma praça e mais um estacionamento, que já estamos usando, lá na Praia Vermelha. Tudo isso ficaria por conta do município, a comunidade precisa ver os ganhos que nós vamos ter com esse trabalho pela orla, com essa via. Não passa ônibus, caminhão, é exclusivamente para pedestres, ciclistas e carro de veículos. Quem ganha é a população de Niterói”.
Possíveis impactos serão compensadosO reitor explicou que a Via Orla faz parte de uma espécie de compensação pelo “impacto de vizinhança” que a expansão  vai gerar. O Ministério público federal chegou a pedir a interdição das obras da universidade porque a universidade não havia incluído um estudo viabilizando o fluxo de carros e de pedestres perante o crescimento do complexo universitário. “Nós tivemos que fazer o projeto da Via Orla e colocar dentro do Estudo de Impacto da Vizinhança (EIV). Incluímos também a possibilidade de fazermos uma ciclovia e um calçadão pela orla do Gragoatá, mas isso é uma matéria que vai passar ainda pelo conselho universitário, não é nada garantido. O Ministério Público queria interditar as obras da universidade, o que seria um caos. São 18 grandes obras, cuja execução financeira é de 33 milhões, que nunca pararam, teríamos que desmobilizar canteiro de obras, íamos perder milhões de reais. Íamos deixar de fazer as salas de aula e dar conforto para os professores e alunos”, ressaltou Salles.
Projeto da Via Orla, que liga o Centro de Niterói até campos da Universidade Federal Fluminense será submetido a conselho e reavaliar possíveis impactos da obra na região. Foto de divulgaçãoEm relação à Via 100, o reitor deixa claro que a obra está prevista no Plano diretor de Niterói desde 1982 e não tem nada a ver com a UFF, a não ser pela troca de espaços com o município. Placas da prefeitura já foram fixadas no local onde será construída a via, indicando o início dos trabalhos.
Ocupação – Os projetos andaram gerando protestos na comunidade universitária. Anteontem, os estudantes invadiram a reitoria da UFF e passaram mais de 24 horas ocupando o espaço. Na madrugada de sexta-feira, os 30 manifestantes foram retirados pelas polícias Militar e Federal.
Os alunos da universidade dizem que o projeto urbanístico das vias 100 e Orla passam a frente de outros projetos da universidade, considerados por eles mais urgentes e necessários à vida acadêmica. Além disso, um trator teria destruído uma plantação do curso de Agronomia da universidade. 
Projetos – A Via 100 faz parte do Plano Diretor da cidade. Ela permitirá o fluxo de carros, ônibus e caminhões fora dos campi da UFF, além de ligar os campi do Valonguinho, Gragoatá e Praia Vermelha. A Via Orla possibilitará à universidade ampliar o número de vias de acesso ao campus do Gragoatá e permitirá somente o fluxo de veículos da instituição e carros de passeio. A via também possuirá corredor de ciclovias, redutores de ruído, calçadão e um píer exclusivo, além de estacionamento para a comunidade universitária. A UFF não permitirá a construção de quiosques de qualquer natureza na via.

O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário