
HISTÓRICO Surgida em 1954, a Viação Araçatuba apareceu através de uma linha intermunicipal, a "Niterói / Engenho Pequeno" (hoje 444M), que a empresa deixou de servir anos depois. Já na década de 60, a Araçatuba atuava numa linha municipal niteroiense, a 30 Martins Torres / Centro (já creditada numa lista de linhas niteroienses de 1960), cujo fim de linha é diante da garagem da empresa. Ainda na mesma década, a Araçatuba adquiriu da Viação Fortaleza a linha 33 Jurujuba / Centro. Depois a Araçatuba se dividiu e a 33 passou para a Viação Praiana que, de subsidiária da Araçatuba, passou para a administração dos donos da Expresso Miramar. Na década de 70, a Araçatuba adquiriu da Niterói Auto Turismo e Transportes a linha 47 Canto do Rio / Centro, que havia sido antes da Viação Ramos, empresa de lotações. Freguesa durante muito tempo das Carrocerias Marcopolo, foi a primeira empresa niteroiense a adquirir o modelo Torino, em 1983. Mas hoje é freguesa da Neobus San Marino (ex-Ciferal Paulista, ex-Condor, ex-Thamco). No começo da década de 90, a Araçatuba ganhou nova linha, a 47A Campus da UFF / Centro. Com a inauguração do Museu de Arte Contemporânea, nova linha foi criada, a 47B Museu / Centro. Apesar de derivadas do prefixo 47, as duas só vão até os bairros de Gragoatá, Boa Viagem e Ingá. A Araçatuba também se notabiliza por uma boa frota de ônibus com ar condicionado, com muitos carros dotados também de motor traseiro, algo que outrora não era o forte da empresa. (Texto: Alexandre Figueiredo)
Junior, quem faleceu da Araçatuba? Eu tenho visto os carros da linha 47 circularem com uma fita preta no retrovisor. Fiquei curioso. Abração, Marcelo (primo).
ResponderExcluirUma empresa ao meu ver,bem conceituada,gostaria apenas de fazer uma única reclamação:de modo geral,os ônibus não estacionam junto ao meio-fio,dificultando o embarque/desembarque dos usuários,principalmente dos deficientes de algum tipo de ambulação e idosos. Esta é uma reclamação de fácil solução e gostaria de ser atendida sem maiores transtornos. Já reclamei junto ao fiscal no terminal, mas não adiantou.Espero ser realmente atendida, mas já agradecida,confiante de que esse fato será corrigido para o bem de todos os usuários.
ResponderExcluirAtenaciosamente,
elizabeth burns