quinta-feira, março 15, 2012

GREVE EM BELO HORIZONTE

No segundo dia de paralisação dos rodoviários na Grande Belo Horizonte – que inclui, entre outras, as cidades de Betim, Contagem e Confins – a Justiça determinou que a partir desta terça-feira pelo menos 70% da frota de ônibus deve voltar a circular durante o horário de pico, que vai das 6 horas às 9 horas, no período da manhã, e das 17 horas às 20 horas, entre a tarde e a noite. A multa para o descumprimento da decisão é de 30 000 reais ao dia, a ser cobrada do sindicato dos trabalhadores.
A decisão foi expedida pelo desembargador Marcus Moura Ferreira, do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT). Ele marcou uma reunião de conciliação entre os sindicatos patronais e os representantes dos trabalhadores que acontecerá no TRT, às 17 horas desta terça.
Ainda parado – Nesta manhã, os usuários de ônibus na Grande BH, estimados em pelo menos 1,6 milhão apenas na capital, mais uma vez enfrentaram problemas para se deslocar em virtude da paralisação. Mais uma vez, apenas de 15% a 30% do total de veículos circulava pelas ruas de BH e cidades vizinhas. Três dos cinco terminais mantidos pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) operavam com capacidade abaixo de 40% às 11 horas.
Os pontos mais críticos, segundo a BHTrans, eram as estações de Barreiro e Diamante. Na primeira, apenas 18% das viagens programadas para o período eram cumpridas, enquanto no segundo terminal, a proporção era de 12%.
Em nota, a BHTrans informa que o volume de veículos em circulação na capital não era o suficiente para atender a demanda da população. Portanto, diz o comunicado, “a BHTRANS aguarda o desenrolar da audiência de conciliação entre o sindicato patronal e os empregados no Tribunal Regional do Trabalho, que deve acontecer ainda hoje”.
Reajustes  Os rodoviários negociavam há semanas reajustes salariais e outros benefícios, como participação nos lucros e aumento no benefício do vale refeição. Eles já tinham recusado uma proposta do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), que na semana passada ofereceu uma ampliação de salários de 13% mais participação nos lucros para cobradores e motoristas, além de reajuste de 9% para empregados da área administrativa, quando, neste domingo, decidiram cruzar os braços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário