quinta-feira, março 15, 2012

O QUE QUER DIZER "GREVE"

Como o momento é de greve, resolvi aprofundar um pouco mais a respeito desta palavra “greve” que é de origem francesa. Vem de “grevè”, que significa “não trabalho” em função de paralisação determinada por trabalhadores em luta por melhores condições de trabalho e salário. A greve é um fenômeno social, condicionada por fatores sociais, políticos e econômicos, e quase sempre se caracteriza como um meio de pressão contra o empregador para obter uma reivindicação de interesse coletivo. Como se diz o velho ditado, “o exemplo tem que vir de casa”, não vejo vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, ministros, secretários e governadores, fazerem greves por melhores condições de trabalho e salários. Isso porque anualmente, e quase sempre na calada da noite, eles aumentam os próprios salários de forma exorbitante e sem precisar consultar aqueles que lhe elegeram e que pagam rigorosamente os impostos que sustentam a classe política. A maioria dos mandatários recebe verbas de indenização para comprar gasolina, passagens aéreas, alimentação, mobiliarem apartamentos, cartão de crédito sem limite e sem controle, verba para segurança, empregados domésticos e assessores. Isso sem falar nas propinas que recebem.
Quando funcionários públicos, sejam militares ou não, são descobertos recebendo propinas, fazendo segurança particular, trabalhando de informantes para bandidos, roubando ou traficando para complementar seu salário, a punição é rápida e rigorosa. Concordo com isso, quem erra deve pagar pelo erro e, dependendo da gravidade, merece mesmo ser expulso e preso. Só penso que o mesmo deveria acontecer com políticos de nosso país flagrados em situações idênticas.
Fico as vezes tentando achar as respostas para essas coisas e sempre me revolta a pensar na desigualdade, mas espero que para obter a resposta espero que cada um reflita e analise friamente. E, no dia das eleições que esta chegando aproveite esta análise para escolher candidatos que realmente estejam comprometidos em administrar bem nosso sindicato,  município, estado e país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário